Bibliotecas são vitais para o desenvolvimento de comunidades. E para que esses espaços possam atrair mais jovens e cumprir essa missão social, é fundamental conhecer as necessidades e demandas da população no entorno da biblioteca. Assim é possÃvel criar uma programação de atividades que desperte o interesse de novos usuários.
Então confira 4 bons motivos para conhecer melhor a comunidade!
1. Aproximar-se de potenciais instituições, organizações e pessoas que possam ser parceiras da biblioteca.
Essas instituições podem contribuir na qualificação de jovens para oportunidades de estudo e trabalho e também podem concentrar público em potencial para a biblioteca.
2. Encontrar jovens que possam atuar como voluntários na criação de uma nova programação para a biblioteca.
Os jovens colaboradores podem trazer ideias, sugestões e ajudar a desenvolver uma programação sintonizada com o que eles precisam e esperam desse espaço.
3. Ajudar a formar futuros profissionais para atender demandas das empresas na comunidade.
Ao entrar em contato com lÃderes de empresas no bairro da biblioteca, é possÃvel descobrir quais conhecimentos são exigidos para novos colaboradores. Essa informação pode servir de referência para planejar um curso na biblioteca, por exemplo.
4. Formar parcerias para a sustentabilidade das ações implementadas na biblioteca.
A biblioteca precisa de apoio do governo, de empresas, universidades, de ONGs e outras instituições e lideranças para ter condições de oferecer uma programação inovadora no médio e no longo prazo.
Essas foram algumas ideias apresentadas no I Encontro Nacional Conecta Biblioteca, que reuniu profissionais de 92 bibliotecas públicas de 24 estados e Distrito Federal selecionadas para a iniciativa da ONG Recode e Caravan Studios. O Encontro aconteceu no Rio de Janeiro, de 30 de maio a 01 de junho.
Os participantes fizeram a formação em pesquisa da comunidade e já deram inÃcio ao trabalho em seus municÃpios. Aguarde novidades!
Saiba mais sobre o programa Conecta Biblioteca.
Confira as fotos do I Encontro Nacional Conecta Biblioteca aqui.
Deixar um comentário