Sabemos como a tecnologia pode aproximar professores e alunos e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atual. Ao mesmo tempo, entendemos os desafios de trabalhar com o celular ou outros dispositivos quando o acesso aos aparelhos e à conectividade ainda é restrito em diversas escolas pelo paÃs.
Porém, mesmo sem acesso à internet, os professores podem aproveitar ao máximo alguns recursos básicos dos smartphones em sala de aula.
Confira nossas dicas:
Organize tarefas com o calendário
Vira e mexe aparece um aluno que não fez o exercÃcio e diz que esqueceu a data de entrega, ou que não consegue se planejar para realizar as tarefas de outros professores. Que tal estimular os alunos a utilizarem a agenda, que todos os celulares possuem, para ajudar nisso? Além disso, dá para configurar lembretes, assim mais ninguém esquece de entregar o dever de casa. 😉
Desafie os alunos com a calculadora
A maioria dos celulares são equipados com super-calculadoras hoje em dia. Para além das operações básicas, é possÃvel descobrir e explorar diversas funcionalidades. Que tal desafiar os seus alunos a descobrirem aplicações no mundo real para todos aqueles sÃmbolos da calculadora? Ou desvendar como quebrar códigos hexadecimais, binários, decimais… e quem sabe usar funções para criar os seus próprios?
Observe o mundo com a câmera
Registrar cenas do seu entorno para discutir em sala pode ser uma ótima maneira de despertar interesse nos alunos pelos tópicos apresentados em sala de aula. Observar reações quÃmicas com fotos periódicas, gravar os exercÃcios da educação fÃsica para demostrar a execução correta. As famosas apresentações podem ser substituÃdas por vÃdeos dos alunos explicando determinado assunto. As possibilidades são infinitas com as câmeras que todo mundo carrega no bolso!
Mil possibilidades ao mesmo tempo com o relógio!
Os aplicativos de relógio dos celulares têm várias funções embutidas! Fuso-horário, cronômetro, contagem regressiva… Dá pra marcar o tempo de corrida na educação fÃsica, fazer jogos de perguntas e marcar quem responde mais rápido, explicar sobre os fusos e rotação da Terra com o fuso-horário…
Deixar um comentário